TUDO PRETO
O projeto de pesquisa TUDO PRETO foi desenvolvido a partir do encantamento pela figura de João Maria de Jesus, o Corvo, com o objetivo de levantar materiais, reflexões e subsídios para um futuro projeto audiovisual. “Tudo preto” foi a forma como se referiam a ele, por vestir-se sempre de preto e por ser negro. Ao mesmo tempo, o termo também se mostrou como uma chave de leitura para pensar os espaços ocupados por pessoas não brancas na cidade.
A pesquisa evidenciou que, ao investigar a trajetória de João, investigávamos também os espaços e as relações interraciais no meio-oeste catarinense, bem como as memórias não registradas sobre tais assuntos. O personagem, emblemático e múltiplo, revelou-se um fio condutor fundamental para esse movimento de escuta, registro e debate.
Durante a execução, foram coletados depoimentos e materiais que já existiam como apontamentos anteriores, entre eles registros brutos do filme Larfiagem (2017), que não haviam sido utilizados nem veiculados. Essas fontes serviram de base para aprofundar a compreensão sobre o personagem e sua inserção no imaginário regional.
Foram 4 meses de trabalho que resultaram em um relatório de pesquisa e um projeto audiovisual.
ACESSE A PESQUISA COMPLETA AQUI
TUDO PRETO foi realizado pela Ombu produção através do do Edital de chamamento público Audiovisual de Joaçaba - Política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022)